4 atitudes que você pode adotar hoje para impulsionar sua carreira

Se dar aquela turbinada na carreira está entre suas resoluções de ano novo para 2020, dá uma olhada nas dicas que separei abaixo:

Continue os estudos

Foi-se o tempo que em ter apenas uma graduação era garantia de empregabilidade e estabilidade no mercado de trabalho. Em 2020, dependendo da sua área de atuação, uma graduação formal nem é exigida. Na hora da contratação contará mais as habilidades e experiências do profissional.

Essa vivência pode ser incrementada com a infinidade de cursos online que estão disponíveis pela internet. São diversas áreas, em opções pagas e várias gratuitas. De cursos livres a cursos técnicos, seminários virtuais, curso de línguas, cursos de extensão etc. É só escolher quais serão mais úteis de acordo com seus planos e se matricular!

Socialize

Não é somente nos negócios que as oportunidades surgem a partir de conexões que fazemos. Porque as melhores indicações e propostas são feitas de e para pessoas em que confiamos. O bom networking depende de confiança mútua e é baseado em relações interessantes para ambas as partes, e não simplesmente interesseiras. Construir essas relações demanda investimento de tempo.

Se você é do tipo que não mantém muito contato com as pessoas, precisará dar um jeito nessa sua característica e socializar um pouco mais. Hoje existem uma infinidade de grupos, no Facebook, WhatsApp e LinkedIn, só pra citar três, que podem ser espaços “mais seguros” para você se iniciar na arte das trocas profissionais. Experimente ir se expondo devagar, até ganhar confiança.

Direcione seu desenvolvimento para a área de tecnologia

Até 2024, o Brasil terá uma demanda anual por 70 mil profissionais nas áreas de tecnologia. O dado é da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Essa demanda não será concentrada somente em negócios especializados: os profissionais com expertise na área poderão trabalhar nos mais diversos segmentos. Agronegócio, educação, comunicação, audiovisual, direito, administração, construção civil e recursos humanos são algumas possibilidades.

Por isso, por mais que em um primeiro momento não seja tão óbvio, procure uma área da sua carreira onde você pode agregar conhecimentos específicos de tecnologia e informática. Uma maneira de fazer essa pesquisa é justamente olhando para os cursos disponíveis relacionados com sua expertise. Aposte naqueles que trazem esse viés tecnológico.

Especialize-se para trabalhar com pessoas

Mesmo diante de tantas mudanças tecnológicas, o capital humano continua sendo o ativo mais valioso para as empresas. Isso inclui desde a gestão de pessoas até o relacionamento com consumidores de produtos e serviços. Cursos de Antropologia Cultural ou voltados para o comportamento do consumidor são muito procurados por quem deseja cada vez mais colocar o cliente no centro do seu negócio.

Paralelamente, especializações nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas também ganharam destaque. Uma nova cultura organizacional vinda das empresas de tecnologia que emergiram nos últimos anos trouxe ao mercado uma série de mudanças de paradigmas. Entre elas, a noção de que, depois do cliente, o maior ativo de organização são as pessoas que trabalham. Por isso, não tenha medo de buscar mais conhecimento nessas áreas: o futuro é, mais do que nunca, humano.

📸: Danielle MacInnes | Unsplash

Tags:
,
No Comments

Post A Comment