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As 8 megatendências que influenciarão o consumo até 2030

Megatendência é uma mudança de longo prazo no hábito ou atitude do consumidor que impacta o mercado em diversos setores. No relatório “Análise de megatendências: o consumidor no coração do negócio” a empresa de pesquisa e consultoria de mercado Euromonitor International apresenta as oito megatendências que irão influenciar o mercado de bens de consumo até 2030.

Recuo da classe média e Frugalidade glorificada

Indica o esforço da classe média em mercados desenvolvidos para manter sua posição econômica, conquistada e desfrutada antes da crise financeira de 2008. Esse consumidor comemora quão pouco algo custa ao mesmo tempo que visa reduzir o desperdício, numa postura voltada ao minimalismo.

Mudança nas fronteiras de mercado

À medida que a saturação do mercado e a concorrência se intensificam nas principais cidades de um país, as empresas buscam mercado em cidades de porte médio, mas com rápido crescimento.

Mais experiência

Essa megatendência enfatiza a busca por experiências em detrimento da posse de bens. Após a crise financeira global, as taxas de crescimento de produtos de bens de consumo caíram enquanto os gastos em serviço continuam a crescer.

Premiunização

É sobre prioridades. Temos hoje um maior leque de produtos com preços que atendem a todos os bolsos. Os consumidores agora podem gastar mais nas coisas que significam mais para eles ao mesmo tempo que reduzem os gastos com aquelas coisas menos significantes.

Vida ética

O consumidor passa a dar mais valor às questões éticas e aos valores morais. Isso se traduz em decisões de compra que incluem preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade, bem-estar dos animais, praticas trabalhistas e impacto nas comunidades e nas vidas das pessoas.

Vida saudável

Os hábitos saudáveis estão deixando de ser um mercado de nicho e estão se tornando o padrão na vida das pessoas à medida que preocupações com obesidades e sensibilidade alimentar continuam a crescer. Os consumidores estão demonstrando uma visão mais holística sobre bem-estar, passando a incluir a saúde mental e espiritual à plenitude física. Esse foco implica numa mudança de estilo de vida em relação aos cuidados da saúde, nutrição, beleza, atividades físicas e cuidados com si mesmo em geral.

Compra reinventada

O consumo de bens e serviços está em fluxo contínuo à medida que a economia e tecnologia alteram o dia a dia dos negócios e consumidores, que realizam suas compras através de diversos canais. Para atender essa demanda os varejistas precisam estar preparados para engaja-los a qualquer momento e em qualquer lugar.

Consumidores conectados

Os consumidores estão cada vez mais conectados utilizando computadores, smartphones, tablets, dispositivos de navegação, players de mídia, leitores e jogos eletrônicos para interagir com conteúdo digital. A ‘experiência’ se torna uma das palavras mais importantes para esses consumidores conectados.

Claudia Dedeski
[email protected]

Administradora | Especialista em gestão de negócios e empresas | Trainee de blogueira

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