Pausa para o café!

E para dar uma espiadinha nas nossas redes sociais!

 

Comece o ano com mais organização

Uma habilidade que está diretamente ligada com o processo de planejamento é a organização. Quem curte uma ‘arrumação’ acaba curtindo tb elaborar planos (tem um viés de controle aí tb, mas não é o foco dessa conversa, tá?).

Então pro primeiro conteúdo ‘prático’ do ano quero compartilhar com vcs como faço e quais ferramentas eu uso pra me organizar antes de começar a planejar e executar qualquer coisa.

Depois de mais de 10 anos trabalhando solo e em home office, acredito ter chegado na fórmula que melhor funcionou. Isso inclui tanto recursos digitais quanto analógicos.

Board

Sou uma pessoa extremamente agitada, inventiva e visual. Então um quadro (ou board) que permite enxergar ao mesmo tempo várias referências me ajuda a organizar melhor as ‘ideias’. Assim consigo agrupar informações que são importantes e relevantes para cada projeto ou etapa do planejamento, descartar o que não faz sentido e deixar o que interessa no radar. Eu uso MUITO e sou apaixonada pelo Milanote (posso enviar um convite para vc usar – chama no contato ou no e-mail [email protected]).

Bloco de notas

Como eu pesquiso e leio muitos artigos sobre gestão de empresas e negócios para me manter atualizada, criei um arquivo de links para classificar e organizar todo esse material. Para poder capturar rápido a informação, uso o Google Keep (não me encontrei com o querido da produtividade, Evernote) e sua extensão no Chrome, e assim que gravo o link, aplico a etiqueta da pasta > marketing, equipes, vendas…

Agenda

Planejamento nenhum funciona sem data começar, pra acompanhar e pra acabar! Uso agenda por 2 motivos. Primeiro, para ter uma visão geral da quantidade de atividades e tempo alocado ao longo do mês (tenho uma quantidade definida de tempo para dispor em reuniões e outros). Segundo, para receber as notificações no celular de algumas tarefas e dos meus compromissos. Como Google lover, eu uso a Agenda do Google.

Mapa mental

Confesso que hoje uso pouco; usava mais quando não tinha descoberto o board Milanote. É tb um recurso visual e a principal diferença para o quadro é que no mapa mental os elementos obrigatoriamente mostram a correlação entre si (uma setinha). No quadro a colocação das setas é opcional. O que eu mais gostei foi o Mindmeister (tem versão 0800).

Caderno comum

É sério que depois dessa surra de apps vc tb usa um caderno de papel, Dedeski? Sim!!!! Na medida em que meu trabalhou deixou de ser mais manual (época da confecção) pra ser mais mental, comecei a sentir muito cansaço depois de ficar horas sentada, conectada, usando o laptop pra escrever. Então pra dar um respiro ao cérebro, uso um caderno para rabiscar, rascunhar e organizar ideias. Colocar essa pausa na rotina fez uma diferença enoooooooooorme na minha produtividade!

Bora começar a organizar seu 2021? Me conta aí: qual desses recursos vc trocaria por outro?

Claudia Dedeski
[email protected]

Administradora | Especialista em gestão de negócios e empresas | Trainee de blogueira

No Comments

Post A Comment












Conteúdo e inspiração na medida certa para motivar você!