Desbloqueie sua criatividade de uma vez por todas!

Se vc tem um negócio ou uma empresa funcionando em 2021, certeza de que já ouviu (pelo menos desde março do ano passado) a palavra ‘inovação’ dezenas de vezes! Nada impulsionou tanto o movimento da reinvenção, nas mais diversas áreas, quanto a pandemia da COVID19.

A essa altura do campeonato se vc já não mudou alguma coisa no seu modelo de negócios, por menor que seja, pelo menos já sabe da importância de se adaptar ao contexto da hiperconectividade. E talvez essa seja sua maior questão: o que inovar e como inovar?

A resposta para essa pergunta reside no combustível básico dos novos olhares, a criatividade! É através dela que juntamos peças aparentemente desconexas e criamos um sentido novo e, o melhor de tudo, algo com muito sentido para nós e nossos projetos!

Ok! Talvez nesse ponto vc me diga: “Claudia, não dá pra ser criativa o tempo todo! E não dá pra esperar a inspiração divina bater para resolver as tretas da empresa! Os boletos não esperam!”

A boa notícia, bonita, é de que dá pra dar uma ajudinha no processo de desbloquear a criatividade e conseguir ter mais sacadas mais vezes ao longo do dia. Pra ensinar isso separei uma lista de dicas simples de aplicar, mas que garantem resultados hj mesmo!

Defina um problema e então se distancie

Já tentou olhar para um quadro na parede estando com o nariz grudado na tela? É muito provável que vc veja apenas um grande e imenso borrão colorido. Só é possível apreciar a obra a uma certa distância, nem tão perto que não seja viável ver a figura toda nem tão longe que não seja possível observar seus detalhes. O mesmo acontece com os problemas que precisam de soluções fora do comum. Formule o problema e se afaste para ver todas as áreas. A resposta procurada pode vir de uma área menos central.

Deixe a curiosidade fluir

Curiosidade é o nosso impulso inato de conhecer ‘coisas novas’. Como a criatividade é o exercício básico de ligar peças distintas, quanto mais peças tivermos no nosso inventário, mas possibilidade de conexões inusitadas nós teremos. Por isso manter a chama da curiosidade acessa pode ajudar a manter a fogueira da criatividade sempre queimando forte! Abrace as pequenas curiosidades passageiras: um filme, um texto, um site novo ou uma receita de bolo diferente. E siga colecionando peças para seu Lego pessoal!

Tenha uma caixa de ideias

Ok! Vc abraçou sua curiosidade e está empenhada em encontrar mais bloquinhos para construir suas soluções criativas. É preciso, então, definir como será sua CAIXA DE IDEIAS. Em outras palavras, qual a melhor forma de guardar e organizar todas as referências que vc está encontrando! Aqui vale usar tanto os meios físicos quanto digitais; pra curiosidade não faz diferença a natureza do suporte! O que importa é ter ao alcance das mãos (ou do mouse) um repertório seu de ‘coisas legais que encontrei por aí’.

Tente coisas que vc não tem interesse

Sei que o primeiro impulso é se manter na zona de conforto fazendo sempre as mesmas coisas que vc gosta e dão prazer. Por isso abrir espaço para experimentar coisas que normalmente vc não o faria é importante! Experiências novas tiram a gente do centro do conhecido e levam para outros cantos, possibilitando novos pontos de vista. Atenção: a intenção não é sair colocando mais atividades no seu dia! É para dar uma chance a atividades diferentes, que se fizerem sentido e tiverem espaço na vida, poderão sim ser incorporadas na sua rotina, ok? Senão, haja agenda pra cuidar de tudo!

Não fuja de conversas desconfortáveis e opiniões divergentes

Na mesma linha da dica anterior, resista ao impulso de buscar apenas o discurso conhecido e confortável, as famosas ‘bolhas’. Desde que em um contexto saudável e de respeito, é possível ouvir ideias diversas e conhecer outras formas de pensar. Ao final vc pode concordar ou não com o que ouviu, e pode contribuir para o debate com sua própria vivência e ideias. A pluralidade de contextos e visões é sempre mais enriquecedora que a homogeneidade de pensamentos.

Pare e trabalhe quando a criatividade surgir

Essa talvez seja a dica mais difícil de implementar, sobretudo pra quem trabalha praticamente sozinha tocando um negócio. O objetivo aqui é descomprimir na medida do possível para evitar a exaustão. Pq a criatividade depende sim de relaxamento e um pouco do ócio para aparecer. Por isso é importante que, se não der para parar com o trabalho por completo por 2 horas ou mais no seu dia, faça pelo menos uma pausa consciente de 20 minutos executando atividades não relacionadas com o trampo. Aproveite esse tempo para organizar sua caixa de ideias, leia alguns capítulos de um livro, faça algum trabalho manual ou ligue para uma amiga para um papo rápido. O que vale aqui é desligar a atenção para deixar a criatividade aparecer!

Agora é com vc! Escolha uma dica pra começar e deixe a criatividade chegar!

Fonte: Harvard Business Review [1] e [2].

📸: Toa Heftiba | Unsplash
No Comments

Post A Comment