Pausa para o café!

E para dar uma espiadinha nas nossas redes sociais!

 

Para que serve o planejamento?

Umas das ferramentas mais importantes e, infelizmente, também uma das mais subestimadas é o planejamento. Com fama de ‘perda de tempo e pouco útil frente ao inesperado’, a verdade é que planejar pode (e deveria) ser uma tarefa natural e rotineira. Afinal, quase tudo na vida é passível de se enquadrar em uma análise prévia, por mais simples que esta seja.

De modo bem simples, planejar é o mesmo que analisar com antecedência uma situação presente (seu momento, espaço e recursos disponíveis) para poder definir o que, quando e como faremos para alcançar uma situação futura, ou o estado que desejamos.

Em outras palavras, é como programar com antecedência uma viagem, onde sairemos do ponto A para o B, no dia D e hora H, indo do jeito T, usando F de capital e levando X recursos na bagagem.

Só que para a maioria das pessoas, saber para si o que querem (ou onde querem chegar) já é suficiente para se lançar à ação sem maiores análises. E é aí que mora o perigo! Há vários problemas nessa postura e custos que nem sempre são lembrados quando o ímpeto de ir em frente fala mais alto! Quer ver só?

Tempo X Riscos

Um dos pontos relevantes, e que nem sempre é considerado por quem decide não planejar, é a avaliação do tempo de planejamento x risco ao não planejar. Em outras palavras: qual o tamanho do risco do meu projeto frente ao tempo que foi economizado pulando o planejamento e partindo direto pra ação?

Pense na situação de pular a etapa de ‘planejar o cardápio de refeições da semana’. Quais seriam as consequências para uma família? Talvez precisar sair para comprar ingredientes de última hora ou, no melhor dos casos, simplesmente ter que se contentar em cozinhar com o que se encontra em casa.

E as consequências para um restaurante? Com certeza o risco é bem maior! Informar aos consumidores que parte do cardápio não está disponível e não ter opções à altura não é a melhor maneira de encantar e fidelizar a clientela, não é mesmo?

Prejuízos financeiros

Com relação aos custos financeiros, em muitos casos a análise do contexto atual pode ser suficiente pode evitar um prejuízo monetário gigante no futuro! É uma das coisas que eu sempre digo: se tiver que errar, é melhor errar no papel que é mais barato!

Isso é especialmente recomendável em situações que envolvem o fluxo de grandes quantias, como a compra de um imóvel ou de uma franquia, ou mesmo o uso de reservas limitadas de dinheiro, como é o caso de economias pessoais ou de verbas rescisórias para fins empreendedores.

Plano B

Outro fator que deveria ser considerado antes de dizer não para a ferramenta é a visualização prévia de alternativas de curso quando alguma coisa fora do esperado acontece. Com certeza você já ouviu a expressão ‘É hora de partir para o plano B’. Calma! Não é para sair fazendo planos para o alfabeto todo! É só para lembrar que ao precisar refletir sobre os passos para chegar no ponto B, podemos acordar para alguns riscos, e com isso já ter outras opções de ação identificadas. Vovó já dizia, seguro morreu de velho.

Ferramenta multiuso

Por fim, a aplicabilidade do processo serve para qualquer área da sua vida, e não só para situações corporativas e organizacionais. É um verdadeiro canivete suíço e pode te em situações pessoais também! Como, por exemplo, estabelecer os planos para as atividades de desenvolvimento pessoal que gostaria de executar ao longo do ano, ou utilizar melhor seu tempo vago, ou ainda realizar uma obra em casa com o mínimo de stress (quem nunca?).

A boa notícia é que, como toda habilidade pessoal, quanto mais você treina, mais fácil a tarefa vai ficando. E o tempo dedicado a ela vai diminuindo e a sua eficiência vai aumentando! É lucro que chama o resultado positivo, não?

Por isso, não espere mais para começar hoje a exercitar a arte do planejamento! É um investimento com retorno favorável certo!

Claudia Dedeski
[email protected]

Administradora | Especialista em gestão de negócios e empresas | Trainee de blogueira

No Comments

Post A Comment












Conteúdo e inspiração na medida certa para motivar você!